Quando devo procurar um Clínico Geral?

Está na dúvida se o Médico Clínico Geral pode ajudar com sua condição de saúde? Saiba qual é a importância desse profissional e em quais situações você deve procurá-lo. 

Quando você sente que a sua saúde não está bem, qual médico você costuma procurar? Neste artigo, vamos falar sobre a função do Médico Clínico Geral. 

Normalmente é este profissional que você encontra quando busca atendimento em um Posto de Saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital. 

O que faz o Médico Clínico Geral?

female-positivity-camera-young-smiling_1301-419.jpg

O Médico Clínico Geral é quem você procura para fazer seus exames de rotina ou, então, quando sente sintomas fora do comum, como dores, febre, vômito, diarreia, mal-estar, dificuldade para respirar, tontura e outros sinais que permanecem por um ou dois dias.

Ele é responsável por diagnosticar e identificar toda a necessidade do paciente, e acompanhá-lo também com relação às doenças crônicas. As doenças crônicas são aquelas que são controladas mas que, infelizmente, ainda não possuem cura, como diabetes, pressão alta e algumas doenças respiratórias.

Em uma consulta com o Clínico Geral, o paciente passará pela anamnese, que é quando o médico faz perguntas para conhecer melhor os hábitos do paciente e os sintomas do que está sentindo.

Ele também fará um exame físico geral. Aquele que o médico examina os olhos, a boca, ouvidos e ouve os pulmões e o coração.

Quando o Clínico Geral conclui seu diagnóstico, ou seja, detecta qual é a doença do paciente, então ele pode solicitar exames ou prescrever um tratamento para a patologia, fazendo um acompanhamento quinzenal, mensal ou enquanto for necessário.

Se o paciente necessitar de um diagnóstico ou tratamento mais específico, então o Clínico Geral irá encaminhá-lo para um Especialista. 

Quem pode ser atendido pelo Clínico Geral?

Normalmente o Clínico Geral atende todas as pessoas a partir dos 18 anos de idade, seguindo por toda a vida. Este costuma ser o Médico que vai identificar qualquer doença antes de você ir para o Especialista.

Se for possível, é ainda melhor que você consulte sempre o mesmo Clínico Geral. Dessa forma, o Médico conhecerá seu histórico de saúde e será mais fácil ajudá-lo quando estiver doente.

Posso consultar o Clínico Geral mesmo sem sintomas de doença?

Sim. O Clínico Geral também é o Médico que você pode procurar para fazer um check up anual e saber se a sua saúde está em dia. Portanto, não é necessário estar se sentindo doente para visitar seu Clínico Geral uma vez por ano ou a cada seis meses. Pelo contrário, é uma boa forma de prevenir doenças.

É obrigatório passar pelo Clínico Geral antes de consultar um Especialista?

Depende. Quando você utiliza a saúde pública, normalmente necessita ir primeiro ao Centro de Saúde do seu bairro para consultar um Clínico Geral. Se for necessário, ele dará uma requisição para você ser atendido por um especialista  em outra área, como Endocrinologista, Fisioterapeuta, etc.

Mas, de modo geral, quando você tem sintomas que não sabe identificar ao que podem estar relacionados, o Clínico Geral é sempre o profissional mais indicado a procurar.

Aqui em nossa Clínica Popular, você encontra tanto o Clínico Geral quanto os especialistas, com atendimento em até 48h úteis após o agendamento, e com descontos que chegam em até 60% se comparados à clínicas particulares. 

Então, tirou suas dúvidas sobre a função do Clínico Geral? A Doutor Popular aguarda sua visita! Entre em contato para conhecer nossos serviços. Você e sua família merecem receber um atendimento de saúde com agilidade, qualidade e respeito!